O beatbox é uma das percussões presentes no gênero musical hip hop, que ganhava destaque por causa das letras de música. Surgiu nos anos 80 nos Estados Unidos e se desenvolveu bastante desde então. Por isso, vale a pena conferir tudo sobre ele hoje.
O que é Beatbox?
Esse termo tem origem na língua inglesa e, em tradução literal, seria caixa de batida. Ou seja, é uma arte que consiste em reproduzir sons de percussão, como o da bateria. Desse modo, há uma separação básica do que cada som representa:
- B: tambor clássico;
- T: pratos;
- P ou PF: caixa de bateria clássica.
Alguns chegam a dizer que essa arte musical não se diferencia muito da fala. Mas, sem dúvida, é preciso desenvolver a harmonia, melodia e ritmo para criar uma música com ela.
Origem
Pode-se dizer que essa arte teve como berço os Estados Unidos nos anos 80. Assim, Biz Markie foi um dos pioneiros a praticar e divulgá-la, em especial, com a música “Vapors”. Depois disso, outros artistas deste país e de outros a aplicaram e o resultado se vê hoje.
Para que serve?
Os beatboxers, como são chamados os que dominam essa arte, conseguem fazer parceria em músicas de vários estilos. Mas, o destaque maior vai para o hip-hop, no qual a maioria dos sons são explorados, os quais podem ser:
- Cacarejo;
- Imitação vocal;
- Efeitos de DJs;
- Imitação de outros instrumentos musicais.
Esse estilo musical tem como principais referenciais a revolução cultural e a crítica social. Desse modo, é comum que quando se pense nesse estilo de música, se lembre tanto do rap quanto da percussão com a boca.
Fora isso, alguns nomes de destaque para o estilo são o Doug E. Fresh, Biz Markie e Rahzel. Além disso, no Brasil, Fernandinho, MC Speed e Mamelo Sound System são nomes importantes.
Como fazer Beatbox?
Os beatboxers precisam treinar bastante antes de dominar todas as técnicas de beatbox. Assim, devem praticar a harmonia, a melodia e o ritmo com o uso de seus principais articuladores de som:
- Boca;
- Nariz;
- Voz.
Os três, com a aplicação das técnicas certas, são capazes de reproduzir os mais diversos sons usados no hip hop, por exemplo. Então, é interessante pesquisar nomes famosos em sites e imitá-los enquanto estuda.
Técnicas de Beatbox
Como efeito do desenvolvimento dessa arte, hoje há muitas técnicas que prometem melhor apresentação e mais respeito por quem faz. Dessa forma, pode-se aprender a fazer:
- Sega sound;
- Tongue bass;
- Lip roll;
- Bumbo com lip bass;
- Inward tongue;
- Caixa keh e psh.
Uma dica para quem deseja começar a estudar é usar um espelho enquanto pratica. Assim, é mais fácil perceber se a posição dos lábios está correta, por exemplo. Então, busque artistas famosos nessa arte e comece a imitá-los também.
Caso queira aprender como fazer essas técnicas conte com a Super Beatbox. Afinal, a empresa é profissional no setor e organiza batalhas, eventos, aulas e oficinas em todo o país.