Composição musical: entenda o que é este conceito e como funciona o processo estrutural

Composição musical: entenda o que é este conceito e como funciona o processo estrutural

A composição musical é a reunião de tudo aquilo que envolve o processo de criação de uma música, desde a ideia à prática. Em suma, este artigo detalha mais a fundo este conceito, bem como ele funciona, então leia o texto e confira.

O que é uma composição musical?

Uma composição musical trata-se de um processo criativo no qual o compositor compõe uma canção autoral e original, o que envolve elementos como:

  • letra;
  • timbre;
  • harmonia;
  • melodia;
  • arranjo.

Toda essa estrutura tem como base a inspiração, técnica e habilidade que faz com que cada obra de arte sonora tenha a sua essência. Em suma, isso também abrange os mais diversos estilos e gêneros, o que depende de quem a compõe e a sua ideia.

Não é um trabalho simples, embora a criatividade seja um dos pilares para escrever uma música e você pode fazer com até dois acordes. Todavia, cada artista tem a sua forma de compor, ao passo que muitos precisam de inspiração, já outros têm uma maior facilidade.

Uma forma de expressão

A ideia de uma composição é, principalmente, expressar as emoções de quem a escreve, seja um sentimento de tristeza, felicidade, angústia, entre outros.

O mesmo vale para mostrar a cultura, ideal ou para falar sobre algo específico que o compositor deseja e que atinja o seu público-alvo. Em síntese, a música une uma série de elementos que visam transmitir a emoção de quem a compõe para quem irá ouvir.

Composição musical: entenda o que é este conceito e como funciona o processo estrutural
A composição é o processo de criação de uma música e também uma forma de expressão.

Como funciona a composição de uma música?

O processo de composição começa com a inspiração do artista, ou com uma ideia. Enfim, o fato é necessário um ponto de partida para a sua criação. Após isso, ele irá pegar os demais elementos e organizá-los em uma estrutura, como:

  • melodia, onde o compositor irá criar a sequência de notas para encaixar a sua ideia;
  • ritmo, no qual o compositor irá organizar o tempo das notas da música;
  • harmonia, ou seja, a relação das notas e acordes para criar uma atmosfera;
  • letra, na qual o compositor irá fazer o encaixe dentro da melodia e harmonia;
  • arranjo, para dar coesão com os elementos, como instrumentos, notas, entre outros;
  • organizar toda a estrutura da música, como a intro, verso, refrão, solo, ponte e final.

Essa é a base do processo que você fará para criar uma música. A princípio, ao preparar tudo isso, revise com atenção a fim de reparar algo fora de ritmo e aprimorar o que for necessário.

Dicas para compor

É sempre bom definir um ritmo antes de ir para a estrutura da sua música, pois isso deixa o caminho mais pronto para os arranjos. Ou seja, pode ser rock, sertanejo, bossa nova, RnB, blues, entre outros, afinal, a ideia é criar algo que se encaixe no seu estilo.

Conheça o Super BeatBox

Acesse a home do http://www.superbeatbox.com.br e conheça esse trabalho, composto por artistas profissionais, capazes de te orientar e ensinar o beatbox.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Somos profissionais de palco, com grande experiência em shows de beatbox, em ministrar aulas e oficinas de beatbox, além de adorarmos organizar batalhas de beatbox e eventos musicais e artísticos.

Posts Recentes

Siga-nos

Leia mais sobre Beatbox

Como cuidar da voz rouca: dicas para prevenir e tratar

Como cuidar de uma voz rouca?

Saber como cuidar da voz rouca é essencial, em especial para aqueles que trabalham com a voz.  Isso porque, essa ferramenta poderosa para a comunicação de ideias, pensamentos e sentimentos

Leia Mais »
O que é sampling?

O que é sampling?

O termo sampling é muito famoso no mundo da música. No entanto, nem todos os artistas iniciantes conhecem o conceito em si. Dessa forma, vale a pena entender melhor sobre

Leia Mais »
O que é um showcase?

O que é um showcase?

Um showcase é uma boa oportunidade para muitos beatboxers mostrarem seu talento. No entanto, nem todos os profissionais entendem a importância desse tipo de evento. Dessa forma, confira um guia

Leia Mais »
Sem mais conteúdo.