Aprenda tudo que você precisa saber sobre a técnica vocal falsetto 2024

Aprenda tudo que você precisa saber sobre a técnica vocal falsetto 2024

A técnica vocal falsetto é amplamente utilizada na música, em especial, no canto lírico e no pop. Assim, tem como característica o uso da voz mais aguda, de forma descontraída e leve. Portanto, é um recurso que permite aos cantores alcançarem notas mais altas.

Qual é a origem do falsetto?

A palavra “falsetto” tem origem italiana, significando “falso”. Isso porque, ao usar essa técnica, o cantor reproduz um som que não está diretamente ligado à sua voz natural. 

Dessa forma, ele é alcançado quando as pregas vocais são alongadas e afinadas, isso permite o controle das regiões mais altas do registro vocal. 

Em outras palavras, para atingir a técnica, é necessário dominar a respiração correta. Ou seja, a respiração diafragmática é essencial para dar suporte e tornar estável a produção vocal.

Além disso, o cantor precisa estar atento à posição da laringe, que deve ficar relaxada e sem tensão. Assim, diferente do registro de cabeça, que também utiliza-se para alcançar as notas mais altas, ele tem uma sonoridade mais leve e suave. 

Enquanto o registro de cabeça tem como característica um som mais pleno e ressonante, essa técnica tem uma qualidade mais translúcida e etérea.

Quais são os benefícios do uso do falsetto?

Em relação aos benefícios do uso do falsetto na música, o cantor pode explorar um maior alcance vocal. Além disso, consegue criar uma variedade de efeitos sonoros. Dessa forma, é uma técnica que transmite emoção e sensibilidade nas interpretações. 

Aprenda tudo que você precisa saber sobre a técnica vocal falsetto
O falsetto ajuda a dominar a respiração correta.

Da mesma maneira, ele também pode dar um toque original e distinção à voz do cantor. No entanto, é importante ressaltar que o uso em excesso desses recursos pode causar:

Por isso, é fundamental que os cantores trabalhem com bons professores. Assim como, praticar exercícios para aquecer e relaxar a voz de modo regular. 

O poder dessa técnica

Essa é uma técnica vocal versátil e também poderosa. Pois, consegue adicionar elementos especiais às atuações musicais. Assim, diversos artistas usam como marca registrada em suas vozes. Dessa maneira,  entre os famosos estão:

  • Prince; 
  • Michael Jackson; 
  • Mariah Carey.

Em resumo, ele permite aos cantores atingir notas mais altas, ao produzir um som leve e etéreo. Para isso, é necessário dominar a respiração e manter a posição correta da laringe.

Da mesma forma, praticar regularmente exercícios de aquecimento e relaxamento. A Super BEATBOX é uma empresa referência em aulas, oficinas e shows de beatbox, entre em contato e conheça.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais sobre Beatbox

Sem mais conteúdo.