Hip Hop – História e Conceitos da cultura Hip Hop

A história do hip hop começa por volta da década de 70, em comunidades do subúrbio de Nova Iorque. Aliás, o movimento surge em um contexto delicado de violência e alta criminalidade. O movimento começa no Bronx, então saiba mais o que é.

A origem

O estilo musical surge em ambientes com alto índice de violência e criminalidade. Assim, para os jovens desses lugares, a única forma de lazer era por meio da dança, poesia e na pintura. Portanto, por meio da arte eles contestavam sua realidade. 

No primeiro evento do movimento aconteceu em 1973, quando o DJ Kool Herc, tocou na festa de sua irmã. Ao tocar, usou o instrumental mais longo e fez os convidados dançarem mais tempo. Aliás, as músicas acompanhavam letras feitas pelo amigo de Herc, o MC.

A data que marca o início do Hip Hop, porém, é 12 de novembro de 1973. Neste dia é fundada a ONG Zulu Nation, que usava da cultura do movimento para manter jovens longe do crime e da violência. 

Zulu Nation 

A ONG foi feita por Afrika Bambaataa, um DJ do Bronx e Líder da Zulu Nation. Apesar de não ser o pioneiro no estilo, ele criou o termo Hip Hop.  Assim, ficou conhecido no mundo.

Zulu buscava dar mais oportunidades aos jovens por meio de aulas e palestras para mudar o pensamento violento imposto por gangues que dominavam na época.  Nesse sentido,  apoiava a sabedoria, a compreensão, a justiça, a igualdade e a paz. Ele ensinava:

  • Conhecimentos gerais de matemática;
  • Economia;
  • Prevenção de doenças.

O grupo pode formular o que seria a filosofia do movimento musical. Pode trazer oportunidades para os mais jovens e com os incentivos cantores conseguiram fama internacional.

Foto: A história do Hip Hop começa com a ONG Zulu Nation

Características 

É  Bambaataa quem cria os pilares do Hip Hop. Então, são quatro principais pontos, o DJ, o MC, o B-boy/breakdance e o Graffitti. A relação com o breakdance surge pelas danças que acompanhavam as batidas. Assim, com passos improvisados surge o break.

Já a relação com o graffiti aparece após novas formas de pintura surgirem em locais em que já se eram realizados a prática do rap, dos DJ’ s, MC’ s e da dança. Então, a pintura ligada ao movimento, surge de forma orgânica.

A fama do Hip Hop

Em 1988 surge o álbum que trouxe fama internacional para o Hip Hop. Straight Outta Compton do N.W.A trouxe reconhecimento para vários artistas que se tornaram clássicos. Em especial, o Dr. Dre e Ice Cube. 

Até hoje o ritmo é um dos mais ouvidos e produzidos por todo o mundo. Aliás, ainda carrega a manifestação popular que tinha em seu início, de denunciar e questionar a realidade de jovens da periferia. 

Conceito do Hip Hop

O nome do movimento aparece em 1978. A palavra Hip Hop imita o ritmo da marcha dos soldados que era como soavam os MC ‘s nos palcos. Em tradução, a palavra significa balançar os quadris. 

Após sua criação, o movimento se tornou um um estilo de vida. Assim, passa a estar em todos os âmbitos, na moda e nas atitudes. Acima de tudo, os grupos usavam dessa arte para se reafirmar na sociedade e foram capazes de reduzir crimes em seus bairros.

Beatbox

Para conhecer mais da história desse estilo musical você pode fazer aulas com a Super Beatbox. Afinal, esse gênero tem grandes influências do Hip Hop. Então, faça sua matrícula hoje mesmo.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Somos profissionais de palco, com grande experiência em shows de beatbox, em ministrar aulas e oficinas de beatbox, além de adorarmos organizar batalhas de beatbox e eventos musicais e artísticos.

Posts Recentes

Siga-nos

Leia mais sobre Beatbox

Um guia sobre teoria musical

Um guia sobre teoria musical

A teoria musical é algo essencial para quem trabalha com música saber, aprender e aprofundar sempre que possível. Ainda mais, para quem compõe e cria letras ou melodias, pois é

Leia Mais »
Sem mais conteúdo.