Como a música estimula a memória?

Como a música estimula a memória?

A música pode ajudar na sua memória de forma direta, pois induz o cérebro a trabalhar mais todas as suas funções cognitivas. Por isso, saiba detalhes sobre como a musicalidade pode ser crucial para o seu dia a dia e como o Super Beatbox pode ajudar nesse quesito.

Praticar beatbox ajuda na memória?

Praticar atividades musicais faz muito bem à sua memória e tarefas como o beatbox ou tocar um instrumento e/ou cantar já trazem uma série de benefícios. Afinal, ajuda no seu estímulo cognitivo, pois:

  • desafia seu cérebro;
  • promove a neuroplasticidade;
  • fortalece as conexões neurais.

Além disso, a música tem o poder de elevar o humor, aliviar o estresse e promover um senso de bem-estar geral, o que cria um ambiente mental favorável para a formação e retenção de memórias.

Expressão criativa

Participar de atividades musicais oferece uma saída criativa para expressar emoções, pensamentos e experiências pessoais, o que enriquece a vida e aumenta a resiliência emocional.

Conexão social

A música é uma forma global de expressar e se comunicar, o que pode facilitar a conexão social e fortalecer as relações com outras pessoas, o que oferece um senso de pertencer a um grupo.

Como a música estimula a memória?
Praticar atividades musicais como o beatbox é crucial para suas funções cognitivas, em geral, como a sua memória. Imagem particular do Super BeatBox

Como a música estimula a memória?

A música possui um papel vital na sua memória e na promoção da saúde mental, pois auxilia na preservação da função cognitiva.

Isso porque o envolvimento com a música requer atenção, concentração e memória, o que estimula as funções cognitivas e pode ajudar a manter a mente afiada e alerta, além de:

  • reduzir o estresse;
  • aliviar a ansiedade; e
  • favorecer o processo de aprender coisas novas.

Da mesma forma, a prática de atividades musicais estimula a criatividade e a imaginação. Isso, por sua vez, promove o desenvolvimento cognitivo e a formação de novas conexões neurais que beneficiam a memória.

E o que é beatbox?

O beatbox é uma forma de arte vocal na qual os praticantes utilizam suas habilidades vocais para criar sons percussivos, como batidas de bateria e até mesmo outros ritmos.

Dessa forma, é uma das atividades que mais pode ajudar em sua memória e em outros pontos, como o seu ritmo e até a sua criatividade.

Conheça o Super BeatBox

O Super Beatbox é um grupo profissional que pode te ajudar na sua musicalidade. Isso, aliás, tanto em eventos ou oficinas ligadas à música e à percussão vocal, em geral. Então, acesse já a nossa home e conheça um pouco mais sobre esse importante trabalho.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Somos profissionais de palco, com grande experiência em shows de beatbox, em ministrar aulas e oficinas de beatbox, além de adorarmos organizar batalhas de beatbox e eventos musicais e artísticos.

Posts Recentes

Siga-nos

Leia mais sobre Beatbox

Como cuidar da voz rouca: dicas para prevenir e tratar

Como cuidar de uma voz rouca?

Saber como cuidar da voz rouca é essencial, em especial para aqueles que trabalham com a voz.  Isso porque, essa ferramenta poderosa para a comunicação de ideias, pensamentos e sentimentos

Leia Mais »
O que é sampling?

O que é sampling?

O termo sampling é muito famoso no mundo da música. No entanto, nem todos os artistas iniciantes conhecem o conceito em si. Dessa forma, vale a pena entender melhor sobre

Leia Mais »
O que é um showcase?

O que é um showcase?

Um showcase é uma boa oportunidade para muitos beatboxers mostrarem seu talento. No entanto, nem todos os profissionais entendem a importância desse tipo de evento. Dessa forma, confira um guia

Leia Mais »
Sem mais conteúdo.