A mixagem é um processo de produção musical de suma importância a fim de garantir que uma música tenha a sua qualidade após a gravação. Em suma, conheça mais a fundo o que é essa etapa e como ela funciona, leia este artigo e confira os detalhes.
O que é a mixagem?
A mixagem é um processo de edição musical que vai desde a combinação e ajustes de faixas de áudio até o seu ajuste final. Em suma, essa é uma etapa vital para a indústria musical, ao passo que é feita por um profissional especialista em um estúdio.
O conceito é similar ao de um quebra-cabeça no qual se monta cada parte da estrutura sonora para deixá-las coesas e harmônicas. Em suma, a ideia é fazer com que as faixas tenham o mesmo destaque, ou seja, sem que elas fiquem abafadas e nem com alto volume.
É um processo criativo, bem como técnico e de muita importância o de mixar uma música, uma vez que isso dá qualidade final ao áudio. Do mesmo modo, realça os elementos de maior destaque da canção a fim de dar uma experiência sonora única, além de:
- transmitir a ideia do artista;
- causar um maior impacto musical;
- deixar o som claro e sem ruídos;
- equilibrar o timbre e volume dos instrumentos.
Como funciona o processo de mixagem?
Na mixagem, primeiro se coleta as faixas de áudio, como os vocais, instrumentos e demais elementos, e as envia para um software. Após isso, se faz o ajuste de volume deles para ficarem em equilíbrio. Também há o ajuste de frequência para realçar ou atenue os:
- graves;
- agudos;
- e médios.
A ideia é que cada elemento se encaixe de forma perfeita dentro do contexto sonoro para ouvir a vocalização e instrumentos com clareza.
Etapa de compressão
Nessa etapa, a ideia do mixer é controlar a dinâmica de uma faixa para evitar que haja picos de volume durante a música. Ou seja, irá aplicar a expansão, bem como a compressão a fim de torná-la mais uniforme, coesa, potente e, ao mesmo tempo, suave.
A aplicação dos efeitos
Nessa etapa, se aplicam os efeitos sonoros a fim de dar uma maior profundidade à música, como o reverb, chorus, delay entre outros. Em suma, o uso deles pode ser de uma forma sútil, sem muito impacto. Do mesmo modo, de um jeito amplo para dar mais dinâmica.
Ajustes finais
Após concluir tudo, é hora de passar o pente fino em todo o processo para ver como está a sua produção e fazer ajustes. A princípio, essa etapa é vital para reparar algo que não esteja de acordo com a ideia do artista e corrigir erros.
Conheça o Super BeatBox
Acesse a home do http://www.superbeatbox.com.br e conheça esse trabalho, composto por artistas profissionais, capazes de te orientar e ensinar o beatbox.