A música eletrônica é um estilo musical que transcende fronteiras e gerações. Desde suas origens até a forte presença nas pistas de dança atuais, ela se destaca como um fenômeno cultural inigualável. Por isso, leia o texto a seguir e saiba mais sobre esse ritmo contagiante.
Qual é a história da música eletrônica?
A música eletrônica surgiu em 1948, quando o músico francês, Pierre Schaeffer passou a unir instrumentos diferentes, bem como gravações de toca-discos em uma única música. O que resultou, então, nas mixagens sonoras.
O Telharmonium, um dos primeiros instrumentos do ritmo, foi criado no final do século XIX, mas a sua influência persistiu na década de 1940. Já nos anos 50, o sintetizador analógico RCA Mark II, abriu caminho para novas possibilidades sonoras.
O estilo ganhou destaque nas pistas de dança com o surgimento de gêneros como house e techno. Aliás, raves e clubes noturnos foram locais-chave para a propagação do fenômeno.
Pioneiros no estilo
Considerado por muitos como o grupo pioneiro do gênero, o Kraftwerk, criado na Alemanha em 1970, foi crucial no avanço das batidas eletrônicas. Seu álbum “Autobahn” (1974) foi um marco na fusão de música eletrônica, mas com elementos da música pop.
A partir daí, então, outros nomes do meio adotaram esse estilo nas suas faixas. Veja quais foram os principais:
- Jean-Michel Jarre;
- Giorgio Moroder (pai da música disco);
- Brian Eno;
- Tangerine Dream;
- Yellow Magic Orchestra;
- Depeche Mode;
- The Prodigy.
Evolução nos anos 90
O início da década de 90 marcou o auge da cultura rave, com festas ilegais e eventos mais underground que celebravam o ritmo eletrônico. Assim, gêneros como acid house e techno dominaram as pistas de dança.
Além disso, o Big Beat, com as batidas pesadas e amostras audaciosas, tornou-se popular nesse período. The Chemical Brothers, com álbuns como “Exit Planet Dust” (1995), foram, de fato, cruciais na popularização desse estilo.
Tendências atuais
Hoje em dia, a fusão de elementos eletrônicos com o estilo lo-fi e chillhop tem se tornado popular. Isso porque, produtores unem batidas relaxantes com elementos do gênero, resultando em músicas ideais para ambientes mais descontraídos, como, por exemplo:
- boates;
- raves;
- shows ao vivo.
Qual o legado da música eletrônica na história da música?
O legado da música eletrônica é marcado pela sua revolução sonora, com a introdução de novas formas de produção. Da inovação dos pioneiros às batidas pulsantes da cultura de clubes, ela moldou o cenário da música moderna e se pôs como uma força criativa global.
Para saber mais sobre música e os vários estilos, contrate a Super Beatbox e, assim, tenha acesso a cursos e shows com artistas qualificados.