Descubra qual a origem da música popular brasileira

Descubra qual a origem da música popular brasileira

A música popular brasileira, possui um lugar no coração e memória de várias pessoas no mundo. Isso só ocorre graças aos cantores que se consagraram com esse o ritmo único, que marcou gerações e se mantém como uma das marcas do Brasil mundo afora.

A música popular brasileira, ou MPB, tem raízes no Brasil. Mas, conta com a influência direta de várias origens. Isso porque, boa parte da sua construção ocorreu no período colonial. 

Devido ao ponto citado, Portugal influenciou muito o ritmo, assim como, a música africana, indígenas e europeias. Além disso, é bom saber que ela também possui ligação direta com as modinhas, lundus, samba, choro e bossa nova. 

Na prática, ela se trata de uma grande mistura que criou letras e ritmos únicos que encantam pessoas no mundo inteiro. Aliás, para isso, ela conta com cantores com tons vocais que surpreendem. 

Quais os maiores cantores de MPB?

Uma das maiores cantoras de MPB da história é Elis Regina, inclusive, vale saber que ela é conhecida como pimentinha e tem uma dicção singular. Mas, claro que na história há outros artistas de grande renome, como:

  • Caetano Veloso;
  • Gilberto Gil;
  • Chico Buarque;
  • Milton Nascimento;
  • Gal Costa; 
  • Maria Bethânia.

A realidade é que há diversos cantores que fazem parte desse ritmo e marcaram a memória de milhares de pessoas. Aliás, por causa disso, muitas dessas músicas percorrem por diversas gerações sem perder o encanto. 

Quais os traços desse estilo?

Um dos maiores traços desse estilo são as letras poéticas, profundas e introspectivas. Desse modo, por norma, elas falam sobre sentimentos relacionados ao amor, à saudade e à política. Além disso, há outras características relevantes:

  • melodias são ricas;
  • ritmos variados;
  • variedade de instrumentos;
  • grande expressão emotiva.

Muitas vezes, o MPB aborda questões sociais e políticas essenciais. Aliás, vale mencionar que isso ocorre também porque muitas dessas músicas foram feitas em época importante da política brasileira, como a Ditadura. 

Na verdade, como muitos estilos musicais, elas são formas de expressão. Portanto, cada uma das melodias criadas contam uma história que tem uma carga emocional, que conecta cada ouvinte e muitas vezes, os fazem se sentir compreendidos.

Descubra qual a origem da música popular brasileira
A música popular brasileira gera uma expressão que atinge adultos e crianças.

A música popular brasileira é essencial para a cultura do Brasil. Isso porque, como foi dito, ela retrata momentos importantes da história do país de forma única e especial. Além disso, ela ajuda a promover:

  • turismo e economia;
  • influência internacional.

A MPB sempre será uma parte crucial da história do Brasil, porque mesmo após muitos anos, atrai vários fãs espalhados pelo mundo.

Conheça o Super BeatBox

Acesse a home do http://www.superbeatbox.com.br e conheça esse trabalho, composto por artistas profissionais, capazes de te orientar e ensinar o beatbox.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Somos profissionais de palco, com grande experiência em shows de beatbox, em ministrar aulas e oficinas de beatbox, além de adorarmos organizar batalhas de beatbox e eventos musicais e artísticos.

Posts Recentes

Siga-nos

Leia mais sobre Beatbox

Como cuidar da voz rouca: dicas para prevenir e tratar

Como cuidar de uma voz rouca?

Saber como cuidar da voz rouca é essencial, em especial para aqueles que trabalham com a voz.  Isso porque, essa ferramenta poderosa para a comunicação de ideias, pensamentos e sentimentos

Leia Mais »
O que é sampling?

O que é sampling?

O termo sampling é muito famoso no mundo da música. No entanto, nem todos os artistas iniciantes conhecem o conceito em si. Dessa forma, vale a pena entender melhor sobre

Leia Mais »
O que é um showcase?

O que é um showcase?

Um showcase é uma boa oportunidade para muitos beatboxers mostrarem seu talento. No entanto, nem todos os profissionais entendem a importância desse tipo de evento. Dessa forma, confira um guia

Leia Mais »
Sem mais conteúdo.