Overdrive: o que é essa técnica e como aplicá-la?

Overdrive: o que é essa técnica e como aplicá-la?

A técnica overdrive é um dos maiores desejos de quem gosta de reproduzir sons intensos na guitarra. Mas, para aplicá-la, é crucial seguir alguns processos básicos. Então, se sempre foi o seu desejo executar este efeito, veja dicas que podem ajudar. 

O que é overdrive?

Overdrive é um efeito que distorce o som, a intensidade do áudio vai além do seu limite. Desse modo, consegue gerar uma mudança suave e controlada. Além disso, ele é utilizado em instrumentos musicais, como guitarra. 

A técnica costuma ser aplicada em música pop, rock e blues. Inclusive, durante os shows, muitas vezes os guitarristas a usam para emitir um barulho “rasgado” que deixa o público muito animado. 

Overdrive: o que é essa técnica e como aplicá-la?
O overdrive combina com músicas de hip-hop praticadas no beatbox.  Imagem do site Super BeatBox. 

Como aplicar a overdrive?

Para aplicar a técnica, você deve ter um pedal overdrive. Desse modo, será preciso fazer uma boa pesquisa de mercado para escolher o melhor que tiver o melhor custo-benefício. Além disso, vai ser preciso:

  • conectar o pedal;
  • ajustar as configurações;
  • realizar diversos testes.

É sempre bom fazer testes no controle de volume da guitarra. Isso porque, ela consegue mudar de forma drástica o efeito. Portanto, explore bastante esses comandos para descobrir qual som te agrada mais. 

Overdrive: o que é essa técnica e como aplicá-la?
O overdrive pode ser aplicado com apresentações de dança e vários estilos musicais. Imagem do site Super BeatBox. 

Conectar o pedal

Será preciso usar os cabos do instrumento e conectá-lo ao pedal da peça. Em seguida, ajuste a saída dela para unir à entrada do amplificador. Desse modo, vai ser possível emitir o som com eficiência. 

Ajustar as configurações

Grande parte desses aparelhos vem com controles que te permitem ajustar o nível do volume, o drive e o tone. Ou seja, itens basilares para que você consiga emitir uma frequência harmônica e característica. 

Testes

O primeiro teste deve ser nas configurações do pedal. Em seguida, você terá que verificar a sintonia dele com a guitarra. Inclusive, é crucial saber que quanto mais baixo o som, mais limpo ele fica. Logo, quando ele está alto, fica distorcido.

Todos os processos citados, podem ser complicados para quem não possui experiência. Então, nesse caso, contrate os serviços de uma empresa especializada que domine o assunto. 

É bom saber que a Super Beatbox, está no ramo da música há mais de 12 anos e hoje, ela é uma pioneira no mercado. Além disso, ela mostra aos seus alunos como se expressar com a música de várias maneiras, o que é ótimo para quem ama o ramo.

Com o tempo, executar os comandos vai ficar fácil. Desse modo, você vai conseguir atingir o som que deseja. Mas, claro que para isso, é preciso se dedicar ao máximo e não desistir na primeira dificuldade. 

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais sobre Beatbox

Sem mais conteúdo.