A partitura de bateria e de outros instrumentos de percussão são diferentes dos demais, já que ela tem uma notação musical. Parece difícil, porém não é. Além disso, é fácil de aprender. Sabendo como se escreve e lê essas notações, logo se tornará um bom baterista.
Partitura de bateria, o que é preciso para começar aprender?
Para aprender sobre uma partitura, tem que saber que ela tem notação musical. Essas nem sempre são em notas. Mas podem ser por partes da bateria. Assim, é mais ritmo do que melodia. Então, é preciso saber cada peça e começar entender a linguagem.
Quais são as partes de uma bateria?
É importante conhecer as partes da bateria, pois, assim, sabe como funciona e o que fazer nela. Com isso, é preciso aprender que ela tem um conjunto de pratos, tambores e ferragens. A exemplo de peças básicas, temos, por exemplo:
- caixa;
- Bumbo;
- tons;
- surdo;
- chimbal;
- prato de condução;
- prato de ataque.
O que são notações na partitura de bateria?
A notação é como se escreve a linguagem desse instrumento. Ela possui alguns símbolos que mostram qual parte da bateria precisa tocar e quando. Ou seja, aprender isso, ajuda a entender como produzir o som. Além disso, fica mais fácil descobrir qual batida fazer.
Como ler uma notação?
Para ler, precisa entender que as notações estão em um pentagrama. Ele tem um total de cinco linhas e quatro espaços. Então, para entender, precisa ler da esquerda para direita. Além disso, tem que ler esses símbolos de baixo para cima.
A partitura da bateria pode ser tocada em todos os estilos musicais?
Sim, pois a bateria é um instrumento bem flexível. Isto é, as partituras podem ser usada em vários tipos musicais. Pois, a notação musical é específica para aquele ritmo que quer ouvir. Pode ter um símbolo certo para aquele estilo. Os tipos variam, a exemplo de:
- rock;
- gospel;
- jazz;
- blues;
- reggae;
- metal;
- hip-hop;
- funk.
Essas partituras não importantes para a música?
Sim, pois ela é um guia para quem toca percussão. Mostra as batidas e o ritmo de cada música. Além disso, é o registro desses sons. Isto é, eles podem ser tocados novamente após muito tempo em outros momentos. Além disso, registra as técnicas e estilos.
Para conhecer todos os estilos, o que é preciso?
É preciso conhecer todos os detalhes sobre as partituras. Ademais, estudar sempre com prática. Pois quanto mais praticar, mais fácil fica de ler e entender. Contudo, também é certo que precisa conhecer os ritmos diferentes e como os símbolos são usados para ele.
Se você tem interesse em aprender mais sobre instrumentos ou quer levar os melhores eventos de beatbox para seu público, entre no site agora mesmo e conheça o Super Beatbox.