Descubra como fazer o portamento 2024

Descubra como fazer o portamento 2024

A técnica vocal do portamento é um recurso utilizado pelos cantores para realizar uma transição suave e contínua entre duas notas. Assim, ela permite ao cantor deslizar de uma nota para outra. Dessa forma, cria um efeito expressivo e melódico nas apresentações. 

O que é a técnica do portamento?

Portamento é uma técnica vocal que permite ao cantor transmitir as emoções de forma mais intensa. Dessa maneira, adiciona nuances e expressividade as apresentações. Por isso, é frequente ver seu uso em estilos como:

  • jazz;
  • blues;
  • MPB  

A técnica é realizada através do controle da quantidade de ar exalado durante o deslizamento vocal. Assim, é preciso manter a mesma qualidade e intensidade vocal enquanto desliza de uma nota para outra.

É importante que o desliza seja feito de forma suave e gradual. Pois, isso evita saltos bruscos que podem comprometer a qualidade da performance. 

Como fazer a técnica do portamento da forma correta?

Para realização do portamento da forma correta, é necessário um bom controle da respiração e do apoio diafragmático. Desse modo, é preciso ter consciência do fluxo de ar que está sendo exalado. Assim como, controlar a pressão exercida sobre as cordas vocais. 

É fundamental que o cantor esteja relaxado e não tenha tensões na garganta ou no pescoço. Pois, uma das dificuldades da técnica é encontrar o equilíbrio entre controle e liberdade vocal. Então, é importante desenvolver o controle sobre seu instrumento vocal.

Descubra como fazer o portamento - técnica vocal
Um bom ouvido e liberdade de expressão são essenciais.

Consiga isso mantendo uma boa técnica de canto. Da mesma forma, permitindo uma certa liberdade para expressar suas emoções através do deslize da voz. Além disso, é essencial ter um bom ouvido musical para executar com precisão.

O que é necessário para praticar a técnica?

Para praticar a técnica é necessário ouvir a nota de partida e a nota de chegada. Dessa forma, estimar a distância entre elas e realizar o deslizamento do jeito certo. Assim, comece deslizando entre notas próximas de forma gradual. 

Depois disso, aumente a distância entre elas. Assim também, é importante praticar a técnica em diferentes tipos de registro vocal. Desse modo, explore as formas de deslizar em diferentes partes da extensão vocal.

O controle vocal e a musicalidade são fundamentais para executar a prática de maneira expressiva e emocionante.  Portanto, é essencial estar em contato com seu corpo. Da mesma forma, ter consciência dos sons que deseja produzir. 

A Super BEATBOX é líder  em shows de beatbox. Além disso, é mestre em aulas e oficinas que ensinam a arte de fazer sons com a boca. Por isso considera importante o cuidado com a voz.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais sobre Beatbox

Sem mais conteúdo.