O ritmo é uma peça crucial para o beatbox e a musicalidade em geral, pois transforma as experiências com os sons em algo envolvente, capaz de contagiar. Por isso, saiba agora mais alguns detalhes sobre a importância da cadência para dominar a arte do ritmo vocal.
O que é ritmo?
Ritmo é a pulsação subjacente em uma composição musical, que define a cadência do som e da melodia. Assim, ele é quem dá vida à música, por meio de:
- uma evocação de emoções;
- ao guiar seus movimentos;
- causar uma sensação de fluidez.
Em outras palavras, o ritmo é o que torna uma música coesa, é o que define como se dará a mistura de elementos e instrumentos ou, na percussão vocal, de sons diversos.
Qual a importância do ritmo no beatbox?
No Beatbox, o ritmo é criado por meio da manipulação dos elementos percussivos da voz, seja por um beatboxer ou um grupo de músicos. Desse modo, os beatboxers usam diferentes técnicas para reproduzir sons de tambores, além de:
- batidas eletrônicas;
- caixas; e
- pratos e outros instrumentos.
Assim, com o ritmo perfeito, o beatboxer consegue criar uma paisagem sonora rica e dinâmica, que desperta emoções diversas com as melodias.
E o que é beatbox?
Beatbox é uma forma de expressão musical que utiliza, de forma exclusiva, a voz humana para criar sons percussivos. Com isso, os Beatboxers exploram uma ampla variedade de técnicas, desde simular batidas de bateria até recriar instrumentos melódicos.
Assim, são capazes de fazer isso apenas com a habilidade vocal. Por isso, é uma manifestação artística única que transcende as fronteiras da música comum, como se conhece.
Vantagens da percussão vocal
O beatbox não requer instrumentos físicos, o que torna a música mais acessível a um público amplo. Ainda assim, os beatboxers podem explorar uma variedade de estilos musicais e se adaptar a diferentes gêneros e ritmos.
Expressão pessoal
De modo geral, cada beatboxer desenvolve um estilo único, o que permite criar uma expressão artística pessoal e distinta. Por isso, o Beatbox é uma forma de entreter e levantar a energia, ideal para apresentações solo ou em grupo.
Para que serve a percussão vocal?
O beatbox pode ser incorporado em músicas como uma camada percussiva, para adicionar complexidade e torná-la mais viva. Além disso, ele pode anular a precisão de uma banda para eventos de rimas, por exemplo, para criar algo ainda mais cultural.
Enfim, o beatbox é uma ferramenta valiosa no ensino de música, pois auxilia no desenvolvimento do senso rítmico e auditivo. Com ela, os beatboxers podem usar suas técnicas como uma forma única de expressão artística e desenvolver atuações únicas.
Conheça o Super BeatBox
O Super Beatbox é um grupo musical composto por diversos músicos profissionais, capazes de despertar a sua veia musical e te ajudar a aprender a técnica de forma fácil. Portanto, acesse já o site http://www.superbeatbox.com.br e conheça esse trabalho.