Sample: o que é isso no meio da música?

Sample: o que é isso no meio da música?

O uso do sample em uma música é capaz de torná-la mais rica, impactante e atrativa para o público, a depender da ideia da produção. Contudo, saiba mais a respeito dessa técnica e por que a sua aplicação é tão importante para a criação de novas texturas musicais.

O que é um sample da música?

Um sample da música se refere ao ato de usar trechos, recortes ou partes de um áudio existente em uma nova composição, por exemplo, de:

  • músicas de outros artistas;
  • voz de filmes, desenhos e outras produções;
  • sons de qualquer ambiente.

Essa prática é muito comum no meio musical, não só para criar texturas com detalhes únicos em uma produção, mas para homenagear artistas também. A princípio, a ideia é adicionar efeitos e sons familiares para a identificação do público.

Os produtores usam essa técnica para manipular o áudio e dar um toque de refino à sua música e torná-la mais rica. Além disso, muitos deles fazem um remix de canções da década passada para trazer a sensação de nostalgia e criar algo de qualidade.

Sample: o que é isso no meio da música?
O uso do sample em uma música é capaz de deixá-la mais rica e impactante.

Direitos autorais do sample

Isso, no entanto, requer um cuidado com os direitos autorais, uma vez que é vital ter autorização para o uso dos trechos das obras. Dessa forma, poderá adicionar os elementos para uma nova produção e criar beats, texturas e até misturar os gêneros musicais.

É de suma importância que procure os detentores legais da música produção que escolher para saber como poderá usar o seu recorte. A princípio, muitos acordos são comuns, como pagar royalties ou a compra de parte dos direitos, o que viabiliza a utilização dos trechos.

Por que usar um sample nas músicas?

O uso do sample é capaz de trazer uma textura única ao som, bem como dar camadas ricas em batidas, arranjos e na sua. Nesse sentido, você pode criar elementos interessantes em qualquer gênero, seja para música pop, rap, hip-hop, eletrônica, trap e muitos outros.

Isso também abre portas para que os artistas e produtores explorem a sua capacidade criativa. Ao passo que, irão manipular sons, áudios, trechos de filmes e demais fontes para dar um toque sutil ou um efeito de maior impacto.

A depender da ideia de cada um, o uso dos remix em sampling pode enfatizar a mensagem da música, como uma fala de algum famoso. Por outro lado, as canções antigas também são os principais alvos, pois trazem a sensação de nostalgia, o que atrai o público.

Conte com o Super BEATBOX

O Super BEATBOX é um grupo de profissionais do meio musical que atuam no mercado há mais de 12 anos nesse mercado. Por isso, quem busca aprender mais sobre beatbox e demais segmentos, conte com a companhia para uma colaboração de oficinas.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Somos profissionais de palco, com grande experiência em shows de beatbox, em ministrar aulas e oficinas de beatbox, além de adorarmos organizar batalhas de beatbox e eventos musicais e artísticos.

Posts Recentes

Siga-nos

Leia mais sobre Beatbox

Um guia sobre teoria musical

Um guia sobre teoria musical

A teoria musical é algo essencial para quem trabalha com música saber, aprender e aprofundar sempre que possível. Ainda mais, para quem compõe e cria letras ou melodias, pois é

Leia Mais »
Sem mais conteúdo.