História do soul como um estilo musical

História do soul como um estilo musical

Soul é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no último século e em pouco tempo se popularizou em todo o mundo. Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a sua história e entender como se tornou tão famoso.

Como surgiu o soul?

História do soul como um estilo musical
Conheça a história do soul aqui. Imagem de Super Beatbox. 

O soul é um gênero de música que apareceu no final da década de 1950 e início da década de 1960. Assim, surgiu como um braço da música gospel e do rhythm and blues (R&B). Portanto, seu ritmo ainda possui muitas raízes desses estilos.

Nele os cantores expressavam emoções intensas e espirituais, com a intenção de passar sentimento pela voz. Dessa forma, reúne itens do R&B, com sua ênfase no ritmo e na cadência, o que tornaram o som mais fluido.

Como surgiu seu nome?

 
O termo, que significa alma, em inglês, já era usado na música gospel para descrever a intensidade emocional de que interpreta. No entanto, começou a se definir como gênero musical a partir de 1960.

Quem são os principais artistas?


Ray Charles é sempre tido como o rei do gênero, por ser um dos primeiros artistas do estilo a se destacar. Então, com uma abordagem inovadora ao misturar elementos de gospel, R&B e música country foi fundamental para tornar o estilo popular, além dele se destacaram:  

  • Sam Cooke; 
  • Jackie Wilson.

Com tantos bons nomes nesse período, uma gravadora surgiu para dar foco neles. Assim, a Motown Records, fundada por Berry Gordy em Detroit, foi um centro do estilo na década de 1960 e cuidou da carreira de cantores como:

  • Stevie Wonder; 
  • Marvin Gaye; 
  • The Supremes; 
  • The Temptations.

Enquanto a Motown dominava a cena em Detroit, o sul dos Estados Unidos viu o surgimento do Southern. Dessa forma, o Stax Records, em Memphis, lançou artistas como Otis Redding, Wilson Pickett e Aretha Franklin, a “Rainha do Soul”.

Qual o ciclo do estilo?

O estilo incorpora elementos como vocais apaixonados, ritmo intenso, secções de metais e letras emotivas. Portanto, a habilidade de expressar emoções profundas é uma característica distintiva do gênero.

Na década de 1970, ele passou a se misturar com o funk, e James Brown, foi uma figura central nessa época. Além disso, o movimento Neo surgiu na década de 1990 e trouxe uma abordagem nova, com artistas como: 

  • Erykah Badu; 
  • D’Angelo; 
  • Lauryn Hill.

Este é um dos estilos mais melódicos que traz uma cultura incrível com a sua história. Por isso, é um gênero que se destaca cada vez mais.

A Super Beatbox pode te dar mais informações sobre esse famoso gênero e outros, como a música pop, por exemplo, que tem influência em vários ritmos. Entre em contato e contrate.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Somos profissionais de palco, com grande experiência em shows de beatbox, em ministrar aulas e oficinas de beatbox, além de adorarmos organizar batalhas de beatbox e eventos musicais e artísticos.

Posts Recentes

Siga-nos

Leia mais sobre Beatbox

Um guia sobre teoria musical

Um guia sobre teoria musical

A teoria musical é algo essencial para quem trabalha com música saber, aprender e aprofundar sempre que possível. Ainda mais, para quem compõe e cria letras ou melodias, pois é

Leia Mais »
Sem mais conteúdo.