A partitura é uma linguagem musical cujo papel é vital na forma de estruturar, ler e entender uma música a fim de executá-la com precisão. Em suma, este artigo irá detalhar o seu conceito para que você o compreenda, bem como a importância que ela tem, confira.
O que é uma partitura?
A partitura nada mais é do que a representação escrita e visual de uma música. Em resumo, é a partir dela que o músico sabe quais são as informações que há na estrutura sonora, por exemplo:
- harmonia;
- melodia;
- ritmo;
- articulação;
- dinâmica.
É uma das principais ferramentas que os músicos, bem como regentes de orquestras e compositores, usam para incorporar e executar uma obra musical.
As partituras são representadas por diversos símbolos que indicam a altura do tom, ritmo das notas e a duração que a canção terá, por exemplo:
- notas, símbolos que dizem a altura do som, bem como a sua duração;
- pauta, são 5 linhas horizontais que dizem a altura das notas, bem como escrevê-las;
- clave, são símbolos que indicam a posição das notas na pauta;
- figuras rítmicas que indicam a duração de uma nota;
- acidentes, que mostram a alteração na altura das notas;
- dinâmica, que indicam a intensidade do som;
- articulação, mostra como se deve tocar as notas, como o staccato e legato;
- entre outros símbolos.
Dicas para ler as partituras
Para ler os símbolos musicais, é vital que você, a princípio, aprenda todos os nomes das notas, bem como a posição delas nas notas. Do mesmo modo, busque entender o que são as figuras rítmicas para saber como interpretá-las, além do seu valor de tempo.
Comece por praticar com uma leitura simples a fim de se familiarizar com os desenhos. Em suma, isso irá ajudar a entender qual é a função de cada peça e compreender a linguagem geral dos símbolos e os demais aspectos.
Os tipos de partituras
Há as do tipo completa, uma vez que nelas estão todas as partes da música. Do mesmo modo, existe a individual, com elementos de um único instrumento. Além disso, também tem a cifra, a qual é uma forma mais simples de ler os acordes, notas, ritmos e melodia.
Qual é a importância de uma partitura?
Uma partitura é vital para que os músicos possam executar todos os elementos de uma música com precisão ao visualizar toda a sua estrutura. Além disso, é a partir delas que se estuda todos os aspectos musicais e que haja uma compreensão maior sobre a música.
Elas também são a referência para os produtores quando em um estúdio de gravação, a fim de ajustar, bem como mixar com precisão. Contudo, é por meio dessa leitura que se entende cada ponto de uma estrutura musical, desde o ritmo, harmonia, melodia e tempo.
Conheça o Super BeatBox
Acesse a home do http://www.superbeatbox.com.br e conheça esse trabalho, composto por artistas profissionais, capazes de te orientar e ensinar o beatbox.