Aprenda tudo sobre o staccato 2024

Aprenda tudo sobre o staccato 2024

A técnica vocal do staccato é uma das habilidades mais importantes que um cantor deve desenvolver. Pois, ela consiste em executar notas musicais curtas e separadas, dando uma sensação de “picotado” à melodia. Assim, é muito comum em vários estilos de música. 

Como funciona o staccato?

O staccato é feito por uma articulação clara, onde a voz é interrompida em cada nota. Assim, cria um efeito marcante e rítmico. Por isso, pode adicionar um elemento de interesse e dinamismo a uma música. 

Para realizar essa técnica da forma correta, o cantor precisa ter um bom controle vocal. Assim como, uma coordenação precisa entre a respiração e o apoio diafragmático.

Aprenda tudo sobre staccato
Exercitar as cordas vocais é fundamental.

Uma das principais dificuldades da técnica é manter a qualidade vocal enquanto se realiza as notas curtas e separadas. Desse modo, é importante evitar tensões em excesso na garganta e nos músculos vocais. Pois, isso pode prejudicar a projeção do som.  

Da mesma forma, pode causar fadiga nas cordas vocais. Então, o cantor precisa aprender a relaxar a musculatura e a produzir as notas de forma leve e precisa.

O que fazer para desenvolver a técnica do staccato?

Para desenvolver o staccato é recomendado começar com exercícios de respiração e aquecimento vocal certos. Assim, o cantor deve estar em uma postura ereta e com os ombros relaxados. Da mesma maneira, o abdômen deve estar levemente contraído. 

Em seguida, é importante trabalhar na pronúncia clara das notas. Portanto, inicie com exercícios simples e passe para músicas mais complexas. Além disso, outra forma eficaz de praticar é:

  • dividir as notas em pequenos grupos de duas ou três notas;
  • executar cada grupo com breves interrupções entre elas;
  • aumentar de forma gradual a quantidade de notas.  

Essa prática é muito importante, pois ajuda a desenvolver a precisão rítmica. Bem como, a coordenação entre respiração e canto e a articulação vocal.

Outros pontos importantes para trabalhar 

Também é importante trabalhar a projeção vocal durante a execução da técnica. Em outras palavras, o cantor deve concentrar-se em direcionar o som para a frente.  Dessa forma, usar ressonância e emissão adequada. 

Isso garante que a plateia escute as notas de forma limpa e clara. Ou seja, evita a produção de um som abafado ou amortecido. Em resumo, esta é uma técnica essencial para cantores de todos os estilos musicais. 

A Super Beatbox é líder em shows de beatbox. Além disso, é mestre em aulas e oficinas que te preparam para a arte de fazer sons com a boca. 

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais sobre Beatbox

Sem mais conteúdo.