O termo sampling é muito famoso no mundo da música. No entanto, nem todos os artistas iniciantes conhecem o conceito em si. Dessa forma, vale a pena entender melhor sobre como isso pode ser usado em prol de uma carreira.
O que é um sampling?
Essa palavra vem do inglês e significa amostra. Assim, no ramo musical se refere a trechos retirados de uma canção que são usados em outra gravação. Então, isso acontece por meio direto, de corte ou por mixagem.
Muitos profissionais falam em samplear uma música. Portanto, isso quer dizer usar certos trechos de um som, para criar algo novo, com roupagem diferente. Inclusive, essa técnica serve em diversos gêneros, em especial, hip hop e música eletrônica.
Origem
É comum as pessoas acreditarem que essa é uma técnica moderna. No entanto, ela já era usada lá na década de 40, na chamada Música Concreta. Essa última combinava inúmeras amostras de som, para criar novas composições.
O legal era que essas colagens não se limitavam apenas ao som dos instrumentos musicais. Assim, tinham um toque experimental muito interessante. Elas usavam barulhos como os de trens e outros sons mecânicos.
Inclusive, quem conduziu esse projeto foram os franceses Pierre Schaefer e Pierry Henry. Então, anos depois, o alemão Karlheinz Stockhausen usou essa criação para montar várias composições de música eletrônica.
Com o passar do tempo, a técnica foi se popularizando. Dessa forma, até mesmo os The Beatles fizeram referência a Música Concreta e usaram o sampling.
Plágio
Assim como tudo na música, requer ter muito cuidado para respeitar os direitos autorais. Portanto, não se pode combinar trechos de canções ou trilhas sonoras sem a permissão dos envolvidos. Nesses casos, tem-se um problema de plágio.
Por que investir em sampling hoje em dia?
Essa estratégia é excelente para aprimorar a criatividade dos artistas. Assim, no gênero beatbox a lógica é a mesma. Combinar diversos trechos de músicas e criar algo novo é muito interessante.
Super Beatbox
O Super Beatbox tem o objetivo de espalhar a cultura do beatbox pelo Brasil. Dessa forma, conta com profissionais qualificados na área, prontos para ensinar as inúmeras técnicas. A empresa oferece aulas, oficinas e dinâmicas como forma de aprendizado.
Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, precisa experimentar a música como arte. Então, se você se interessa por esse universo, não perca tempo e entre em contato.